segunda-feira, 21 de setembro de 2009

OS PRÉ SINTOMAS DA GRIPE SUINA, OU DA H1N1 OU AINDA GRIPE A - NA FRANÇA - TEXTO DE PATRICIA HENRI



PATRICIA HENRY - A P@ty - Em Sua Estréia, Como Correspondente, de Paris, Para Este Blog

Pois é.. desculpem a demora, chegando meio que correndo com a impressão de ter perdido o desfile no tapete vermelho e os cumprimentos e flashes dignos de uma star.. , assim como se fazem aqui em Cannes.. mas é sempre assim... imprevistos acontecem.. e nao fugi da regra... sei que estou meio atrasada para a apresentação "oficial". Tardei, mas Cheguei!!

Antes de mais nada, agradecendo a oportunidade concedida em poder expressar idéias, opiniões e também o que chamamos en francês de "Coup de gueule", *abrasileirando* o termo eu diria "puxão de orelha"...
E por falar em puxão de orelha... O que o Lula vai fazer com tanto avião de caça comprado da França?? Seria uma preparação para uma futura Guerra?? Sera que talvez os campos de treinamento dos futuros guerrilheiros se situam em comunidades e nos bairros carentes e esquecidos pelo plano de reestruturacão SUPER BEM ELABORADO do governo atual... ?

Fico por enquanto olhando as coisas acontecendo (eita famoso gerundio!!) ai no Brasil...pela minha janela virtual, conectada com fio 220 volts e uma tela plasma diante de meus olhos... no silêncio do meu quarto...

Gripe A

A França se prepara para uma pandemia de Gripe A H1N1. As crianças já estão na paranóia, na escola só se fala disso. Me da até pena, pois ao invés, de se concentrarem com 2+2=4, eles pensam em contar quantos dias a escola ficará fechada em caso de gripe....

Mas os adultos, esquecem de lembrar, que uma simples gripe mata por ano cerca de milhares de pessoas... Já avistei as primeiras pessoas mascardas, confesso que eu, carioca da baixada... fiquei meio cabreira e achei meio estranho o que vi.. : uma gestante, no metrô, um casal de japoneses (não foi la tãão assim, pois ja vi na tv que no Pais do sol nascente por uma simples gripe eles ja estao mascarados), e uma senhora idosa.


Ontem, fui consulltar o meu super médico (ele é o revisor técnico da série "House", em francês!! Também é ele o responsável do Larousse da Medicina, fera!). Dr. Wainstein me acalmou, muuuito. A França já encomendou 96 milhões de vacinas e, quando estiverem prontas, toda a população será vacinada. So que até agora não vi bulhufas... parece que TODOS os consultórios médicos, além dos hospitais e dispensários, serão mobilizados para a vacinação massiva. Coisa de quem já viveu guerra... (eu, particularmente, tenho certo medo dessa organização... hehehe). Vou me mandar pra minha terra!!!

Mas, além disso, segundo ele ( o doutor), essa gripe é bem "boazinha" para as pessoas que estão em boas condições.

Alguns dias de perrengue e paracetamol dão conta do recado. Enquanto isso, já encomendei a solução desinfetante em gel para as mãos. Ah, a alimentação: vitaminas, vitaminas e vitaminas. Muita salsinha, batata e frutas ricas em vitamina C, ferro e outros minerais para fixar.

E esperar a gripe chegar....